A iniciativa do Sou de Algodão se desenvolve a cada dia, levando seu ideal de moda sustentável e consumo consciente às pessoas. Nos últimos meses, esse propósito chegou a alunos e docentes dos cursos de moda de respeitadas universidades do país, como a FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), Centro Universitário Belas Artes, Estácio de Sá e Salgado de Oliveira (Universo).

Com foco na difusão de conhecimento sustentável, no dia 25 abril, a gestora do movimento, Manami Kawaguchi Torres, ministrou a palestra “Algodão, o fio condutor da moda sustentável” e contou com a ajuda de João Anaruma para coordenar a “Oficina de customização de camisetas Sou de Algodão” durante o Fashion Revolution Day, na faculdade FMU da Vila Mariana.

Na sequência, no dia 3 de maio, cerca de 100 estudantes de moda da Faculdade de Belas Artes de São Paulo conheceram o Sou de Algodão em uma apresentação realizada por Luciano Castro, executivo da Markestrat. No encontro, foram apresentadas informações sobre o surgimento da iniciativa, seu momento atual e perspectivas para o futuro, contando sobre a realidade da cadeia produtiva brasileira, umas das mais responsáveis e sustentáveis do nosso país.

As atividades também se estenderam para Goiânia, com a apresentação do tema “Algodão é Sustentabilidade”, realizada pelo presidente da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), Carlos Alberto Moresco, para alunos e professores de Design de Moda da Faculdade Estácio, na capital do Estado de Goiás. Nesta oportunidade, também, Luciano discorreu sobre as iniciativas do movimento, levando o propósito e as iniciativas que envolvem este público de profissionais de moda do futuro.

A proposta partiu do Programa de Extensão, que antecedeu o 5º Estácio Fashion Design, com foco no algodão, mostrando que a nossa fibra tem muito valor para o universo acadêmico que busca, cada vez mais, gerar conhecimento sobre sua importância para a sociedade.

A série de apresentações encerrou-se no dia 7 de maio, com o programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e o Sou de Algodão como tônica das palestras de Carlos Alberto Moresco e Manami Kawaguchi, que expuseram o movimento para os estudantes do curso de Design de Moda da Faculdade Universo, em Goiânia, em sua Semana de Moda, expandindo, mais uma vez, as fronteiras da nossa causa, e atingindo pessoas que, em alguns anos, serão a realidade do setor fashion do nosso país.

O futuro do algodão está cada vez mais próspero, com mais pessoas aderindo ao movimento e ajudando a propagar a cultura da sustentabilidade e responsabilidade no mercado têxtil brasileiro. Mas tudo isso é apenas o começo, pois muitas ações ainda estão por vir. Por este motivo, convidamos você a abraçar esse movimento, nos apoiando nas redes sociais e se engajando em nossas ações.

 

previous arrow
next arrow
ArrowArrow
Slider